Neste post eu selecionei as matérias-primas primordiais para você começar a desenvolver os seus cosméticos naturais do zero. Ou seja, o objetivo é criar uma listinha de itens essenciais, o mínimo que você precisa ter para fazer um shampoo e condicionador, um sabonete líquido, cremes ou loções corporais, dentre vários outros produtos. Vamos lá?
- Saiba mais: Cosmético natural: entenda a função de cada ingrediente
- Saiba mais: Veja quais são os equipamentos necessários para fazer cosméticos naturais em casa
- Veja: 8 passos para fazer cosméticos naturais do zero em casa
- Saiba mais: Itens essenciais para fazer seus cosméticos naturais em casa
- Leia mais: Que tal um creme natural feito em casa? Aprenda o passo a passo para fazer o seu
1 – Óleos vegetais
O primeiro item da nossa lista de matérias-primas para seus cosméticos naturais são os óleos vegetais. Com certeza não pode faltar. Ele vai estar presente em basicamente todas as formulações. Em uma ou outra ele não vai estar presente, como um gel, por exemplo.
Mas ele é super coringa, porque você pode usá-lo tanto puro na pele, bruto mesmo, diretamente na pele ou no cabelo, como ele também entra na classe de emolientes dos nossos cremes.
Ou seja, é ele que dá lubrificação, auxilia na estabilidade dos nossos cosméticos naturais, dos nossos condicionadores e até mesmo de um shampoo, dependendo da situação. No meu canal no Youtube, tenho vídeo mostrando sugestões de óleos para cada tipo de pele e cabelo.
Caso você queira comprar apenas um óleo vegetal para você, um óleo vegetal mais coringa, eu recomendo que você compre o óleo de semente de uva, porque ele é bem equilibrado e combina com todos os tipos de pele e cabelo.
2 – Óleos essenciais para seus cosméticos naturais
O segundo item da nossa listinha são os óleos essenciais, outro ingrediente que vai estar praticamente em todas as formulações. Ele também é bem coringa, então é ele que vai acrescentar tratamentos e aromas.
Você não vai poder utilizar ele puro, você vai ter que diluir em algum lugar. Então o óleo vegetal é um grande exemplo disso. E a gente já tem aí um produto! Ou seja, se você colocar um óleo essencial dentro de um óleo vegetal, já é um cosmético.
No meu canal no Youtube eu também já mostrei pra vocês como eu cuidei da minha pele oleosa com uma misturinha de óleo vegetal com óleos essenciais. Ah, e também tem vídeo com uma seleção de óleos essenciais para uso nos cosméticos naturais.
Com os óleos essenciais você pode fazer cosméticos naturais para secar uma espinha, ou até mesmo cosméticos naturais com funções de regenerador celular, fazer um ótimo rejuvenescedor profundo pra pele. Enfim, são vários tipos de tratamento que a gente consegue fazer com óleos essenciais.
3 – Cosméticos naturais e manteigas vegetais
Já o nosso terceiro ingrediente são as manteigas vegetais. Eu recomendo que você tenha pelo menos uma, que vai ajudar muito nos seus cosméticos naturais, principalmente os cremes capilares e corporais para que seja bem nutritivo.
Se você tiver um óleo vegetal, uma manteiga vegetal e os óleos essenciais, você já consegue um ótimo cosmético natural. Bastam ótimos produtos nutritivos, né? Então, para uma região mais ressecadas, como calcanhar, esses produtos já vão ser excelentes.
4 – Ceras vegetais
Nosso quarto ingrediente é bem importante. São as ceras vegetais. Você vai usá-las em situações bem mais pontuais.
Sempre que você precisar dar uma consistência ou tornar um produto sólido, mais cremoso, você vai precisar de uma cera. Cosméticos naturais como hidratantes em barra, protetor labial, por exemplo, pedem ceras vegetais, que são feitas facilmente com ingredientes que temos até agora.
Você também vai usar para tornar um creme mais cremoso ou encorpado, sabe? Uma sugestão é usar cera de Delilah ou álcool graxo, como um álcool etílico caso você não queira uma cera com um toque tão oleoso assim em algum creme.
E a manteiga eu recomendo uma que pelo menos seja uma cupuaçu, que é bem interesse.
5 – Cosméticos naturais com vitamina E
Nosso quinta ingrediente é a vitamina E. Você percebeu até agora a lista de ingredientes valiosos? Todos esses ingredientes são sensíveis à luz solar, a calor, altas temperaturas. Isso faz com que eles oxidem com facilidade.
Então a vitamina E vem para prolongar a durabilidade desses produtos, evitar aquele cheiro de gordura velha dos óleos e manteigas vegetais.
6 – Não tem cosméticos naturais sem água
Agora a gente vai dar uma elaborada maior nas nossas formulações. A gente vai acrescentar água em nossos cosméticos naturais. Só que a água não é qualquer uma. Por isso, ela também vai entrar como um ingrediente, como uma matéria prima.
Para isso, você vai precisar usar a água deionizada, desmineralizada, destilada, ou seja, uma água pura, neutra, com pH7. Não pode ser água normal que você retira direto da torneira, nem a água filtrada. São produtos diferentes, então você pode mandar deionizar essas águas em farmácias de manipulação, mesmo. Eles deionizam na hora.
E por que a gente vai usar a água na formulação? Porque a gente vai diluir ali alguns óleos vegetais, algumas manteigas vegetais pra fazer um creme.
7 – Emulsionante
Aí você pode me perguntar: mas água e óleo não se misturam, né? E é aqui que entra o nosso sétimo ingrediente, que é o emulsionante. Ele é o ingrediente responsável por misturar dois ingredientes que naturalmente não se misturam, que é o caso da água e do óleo.
E aí, quando a gente tem água e óleo, a gente mistura com o emulsionante. Assim, você terá um creme, uma nova substância cremosa.
Eu recomendo que você tenha pelo menos dois: um para pele e outro para o cabelo. O Olivem 1000 é para a pele. Para o cabelo, use o BTMS.
Pode usar o Olivem 1000 no cabelo? Pode, mas você não vai ter um efeito condicionante. Ele vai cumprir a função inicial de misturar água e óleo.
E o BTMS, pode usar na pele? Pode também, só que ele vai ter uma consistência, uma viscosidade, um pouco mais nutritiva, digamos assim. Não vai ser tão levinho quanto o Olivem 1000.
8 – Polímeros para seus cosméticos naturais
Nosso oitavo ingrediente para você que quer fazer um gel, sabonete líquido, shampoo ou outros cosméticos naturais é o ingrediente responsável por dar essa viscosidade, essa textura de gel. Tem os ingredientes que são responsáveis por isso, que são os polímeros, como a goma xantana, por exemplo.
9 – Glicerina
Já o nono ingrediente para fazer cosméticos naturais é a glicerina. A glicerina vegetal retém água do ambiente para o local, então ela ajuda a manter o cabelo mais hidratado.
Ela mantém a nossa pele mais hidratada e ela é muito importante para a gente fazer soluções gelificadas, porque ela ajuda a dissolver, a dispersar as gomas, para fazer um gelzinho.
10 – Cosméticos naturais e seus tensoativos
Nosso próximo ingrediente são os tensoativos. Eles são responsáveis por dar essa função de limpeza, ou seja, de fazer aquela espuminha. Não necessariamente faz espuma, mas a maioria faz. Então é ele que vai dar essa função de limpeza para sabonetes, líquidos e shampoo.
11 – Conservantes
Por último, mas não menos importante, na verdade é o ingrediente que muita gente subestima, mas ele é um dos mais importantes para manter a durabilidade nos nossos produtos, que são os conservantes. Lembre-se que tem água na formulação, muitos cosméticos naturais, na maioria deles tem água.
A água está em um ambiente propício para criação de microorganismos, vírus, bactérias, enfim, é um Piscinão de Ramos. Então não subestimem um conservante. Usem, tá? Eu recomendo o Niparguad, que é bem versátil.
Facebook Comments